Você sabe o que é língua geográfica?

É uma lesão que afeta a língua, com o surgimento de placas lisas avermelhadas, levemente elevadas e com bordos esbranquiçados. O aspecto é de um desenho sobre a língua que lembra um mapa geográfico, dando origem ao seu nome. Ocorre em cerca de 1 a 2% da população mundial, podendo ocorrer em qualquer idade, mas com certa predileção por crianças até 6 anos de idade. Não provoca desconforto e nem altera o paladar. 

Em alguns casos pode surgir ardor com alimentos condimentados ou frutas cítricas. É também chamada de glossite migratória benigna pois as placas podem desaparecer de um local da língua e reaparecer em outro. As lesões podem desaparecer por tempo variável para depois recidivar sem motivo aparente.

A língua geográfica é causada por alergia?

Ainda não se conhece a causa exata da língua geográfica. Observa-se relação com algumas condições, como por exemplo nas crianças alérgicas portadoras de asma, com situações de estresse, na psoríase. Entretanto, ainda não há um fator único estabelecido. Em 1996, dois autores chamados Strassburg et Knolle estudaram a língua geográfica e propuseram seria uma conseqüência de alteração no processo normal de descamação epitelial, ou seja, uma variante fisiológica do processo.

Como é feito o diagnóstico?

Em geral, basta observar o aspecto da língua para fazer o, sendo rara a necessidade de exames adicionais ou de biópsia. A glossite migratória benigna pode durar poucos dias ou permanecer por anos, ficando restrita ao dorso da língua, mas em algumas pessoas pode atingir os bordos ou a base da língua. As lesões podem ser esmaecidas e discretas, mas em algumas pessoas pode ter bordos delimitados e elevados, assustando o paciente. O especialista está apto para confirmar o diagnóstico.

Como tratar?

A língua geográfica é uma doença benigna, limitada e não costuma causar desconforto, sendo na maioria das vezes, limitada e sem gravidade, não havendo necessidade de tratamento.



DRA. KARINE QUINTÃO 

Dentista • Clínica Geral • Odontopediatria • Pacientes Especiais 

Trav. Dr. Brito, 91 (PROSAT), Guanhães-MG (33) 3421-1532 • 3421-2026

3 comentários :

  1. Devia ter tratamento... N causa poblema a suade mais é muito desconfortavél ter isso na lingua😞

    ResponderExcluir
  2. Devia ter tratamento... N causa poblema a suade mais é muito desconfortavél ter isso na lingua😞

    ResponderExcluir
  3. Prezada Dra. Karine.
    Imagine um livro abordando temas da sua especialidade com seu nome na capa e direcionado ao público leigo.
    Assim poderá compartilhar o conhecimento da melhor forma e gerar autoridade, sendo também ferramenta para fidelizar e despertar novos pacientes, como fazem as maiores referências na odontologia do Brasil e exterior.
    Somos uma editora e desenvolvemos todo conteúdo a partir de informações recebidas com agilidade e custo bem razoável, aplicando 41 anos de experiência.
    Vale lembrar que empresas voltadas para a sua área poderão patrocinar integralmente iniciativas institucionais deste tipo.
    Posso enviar exemplos de livros e e-Books produzidos, preferencialmente por WhatsApp.
    Fazemos também textos para redes sociais ou qualquer outra finalidade.
    Obrigado e até breve!
    Oscar Silbiger / Diretor
    Vida Escrita
    Av. Rotary 125
    Campinas / SP
    Tel.: 19 99217-7849
    www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger

    ResponderExcluir