“Foi como nascer de novo”, diz mulher que arrumou o sorriso

Depois de superar uma doença que a fez perder quase todos os dentes, dona de casa volta a sorrir com o uso de próteses

 
 Posso comer o que quero. Falar com a boca bem aberta, gargalhar. Fui até procurar emprego de tão confiante que estou me sentindo. Nunca imaginei que um sorriso poderia fazer essa diferença na minha vida
Foto: kurhan / Shutterstock


Ter um sorriso bonito, com todos os dentes direitinhos muda a nossa vida. A auto-estima melhora e até para conversar a gente se sente mais segura”, diz Marlene Munhoz. A dona de casa de 57 anos teve um problema na boca ainda jovem e perdeu quase todos os dentes antes de completar 20 anos. Tudo começou quando, com 16 anos, ela foi fazer um tratamento de canal com o padrinho. “Faz muito tempo e minha família era bem simples, não sei direito o que aconteceu, mas parece que eu peguei uma inflamação na gengiva”, conta Marlene.

A inflamação de Marlene tomou uma proporção tão grande que ela acabou indo parar no pronto socorro. “Lembro que o médico disse que minha boca estava tão inflamada que as bactérias poderiam se espalhar para outras partes do corpo e trazer problemas mais graves para minha saúde. Fiquei apavorada”, diz a dona de casa.

Marlene se lembra que teve que fazer uma série de tratamentos para tratar a inflamação e fortalecer a gengiva que havia ficado muito fraca. E, mesmo conseguindo curá-la, não conseguiu evitar a perda dos dentes. “Com o passar do tempo os dentes foram caindo um a um. Foi me dando desespero. Quase todos caíram sozinhos. Acabou que fiquei com apenas cinco dentes na boca, aí fui instruída a arrancar todos para poder colocar a prótese. Foi horrível”, diz.

Segundo a dona de casa, essa foi uma das piores fases da sua vida. “Não conseguia me olhar no espelho de tão feia que era a boca sem dentes. Passei a evitar as pessoas e mal saia de casa. Quando coloquei a primeira prótese foi como se eu nascesse de novo”, diz Marlene.

Vida nova


“A mudança que acontece na vida de quem tem a oportunidade da reabilitação dental é impressionante. A alimentação muda, pois o paciente começa a comer alimentos que antes não podia, melhora a auto-estima, começa a sorrir mais e a se expor mais na sociedade. Muitos até voltam a trabalhar e param de se esconder de amigos e parentes”, diz a dentista Mariana Labella.

E foi justamente o que aconteceu com Marlene. Logo que colocou a primeira prótese, ela já conseguiu se encarar no espelho e voltou a se achar bonita. Com o passar do tempo e a segurança recuperada, voltou a sair de casa e pode, enfim, curtir a juventude. “Foi nessa época que conheci o pai dos meus filhos”, diz.

Mesmo assim, Marlene não desistiu de melhorar ainda mais a aparência dos dentes. Por isso, nunca mais abriu mão dos cuidados bucais e começou a juntar um pouco de dinheiro por mês para, anos depois, já com os três filhos criados, conseguir trocar a primeira prótese, que estava desgastada, por um modelo mais natural a bonito.

“Demorou, mas consegui ficar com o sorriso que eu queria. Agora eu estou me achando e me sentindo ainda mais segura. Posso comer o que quero. Falar com a boca bem aberta, gargalhar. Fui até procurar emprego de tão confiante que estou me sentindo. Nunca imaginei que um sorriso poderia fazer essa diferença na minha vida”, diz a dona de casa sem medo de sorrir com os novos dentes. 


Fonte: Terra Saúde






DRA. KARINE QUINTÃO 

Dentista • Clínica Geral • Odontopediatria • Pacientes Especiais 

Trav. Dr. Brito, 91 (PROSAT), Guanhães-MG (33) 3421-1532 • 3421-2026

Nenhum comentário :

Postar um comentário