Fumar. Um hábito cada vez mais fora de moda


Fumar já foi sinal de elegância e charme, principalmente, em filmes e seriados onde artistas importantes apareciam segurando o cigarro delicadamente, no caso das mulheres, ou soltando aquela fumaça em cenas de drama dos personagens mafiosos, mas isso ficou para trás.
O uso constante do cigarro é um fator de risco para uma série de doenças bucais comprovadamente prejudiciais à saúde do homem. Os principais danos à boca causados pelo fumo são: o câncer bucal, a doença periodontal, a halitose, manchas nos dentes, na língua e mucosas. As defesas do nosso organismo diminuem e acabam por prejudicar a cicatrização de feridas e a osteo-integração de implantes dentários.
Uma situação que você já deve ter presenciado é entrar no elevador e sentir que a pessoa ao seu lado está puro cigarro, momento constrangedor! E se essa pessoa resolve conversar? Hálito ruim na certa! Uma das causas do mau hálito são os produtos da combustão do tabaco. Os odores da fumaça inalada são expelidos durante a fala e a respiração.
Com isso, o uso de cigarro, charuto, cachimbo, maconha ou tabaco mascado, juntamente a uma má higiene da boca, da língua e à presença de doença periodontal, torna o hálito desagradável. A diminuição do fluxo salivar é outro problema causado por essas más substâncias, elas diminuem a “limpeza” fisiológica do próprio organismo, aumentando a halitose do paciente.
Porém, o odor impregnado no corpo é dos males o menor, porque o tabaco causa aproximadamente 50 doenças diferentes. Um fumante adoece em média três vezes mais que um não-fumante. Na composição do cigarro estão mais de 4.720 substâncias, entre elas mais de 60 são capazes de causar danos ao nosso corpo. Fique atento!


DRA. KARINE QUINTÃO 

Dentista • Clínica Geral • Odontopediatria • Pacientes Especiais 

Trav. Dr. Brito, 91 (PROSAT), Guanhães-MG (33) 3421-1532 • 3421-2026

Nenhum comentário :

Postar um comentário