Lentes de contato para os dentes?

Você já se viu admirando os belos sorrisos ostentados por artistas das telas e tvs e se perguntou: "Além de todo sucesso e tanta beleza, dentes lindos e perfeitos?" Pois saiba que nem sempre a natureza é a verdadeira responsável pelos belos sorrisos dos artistas. Vários deles recorreram às as modernas técnicas da odontologia para obterem sorrisos belos, atraentes e sensuais. Saiba que você também pode obter este benefício! 

A técnica do momento que faz a cabeça, ou melhor, os dentes ficarem com aspecto perfeito,  utiliza as Lentes de Contato de Porcelana. São finas capas de porcelana que revestem os dentes. O termo “Lentes de Contato” se dá exatamente pela analogia com a fina espessura das lentes para correção visual. No caso dos dentes, estas poderosas lâminas podem corrigir a forma, o alinhamento e a cor dos dentes, proporcionando sorrisos belos, atraentes e sensuais. 

Embora nos dias de hoje seja alicerçado pela tecnologia das modernas técnicas  e materiais odontológicos, o surgimento deste tipo de tratamento estético para embelezamento de sorrisos não é tão recente. Nos anos de 1930 um famoso dentista de Hollywood chamado Charles Pincus desenvolveu finas lâminas de porcelanas com a finalidade de melhorar esteticamente os sorrisos das estrelas de cinema daquela época. Só que, ao contrário de hoje, estas lâminas somente eram cimentadas provisoriamente durante os Sets de filmagem, pois não haviam cimentos suficientemente adesivos e fortes na ocasião. Realidade muito diferente dos dias atuais. A Odontologia atual dispõe de cimentos e adesivos que garantem a retenção e estabilidade das restaurações com muita segurança. 

Em tempos passados boa parte dos tratamentos odontológicos levavam ao desgaste da estrutura dental sadia para acomodar os materiais restauradores. Isso de certa forma acabava por diminuir a resistência dos dentes.

As lentes cerâmicas, por serem extremamente finas, necessitam de pouco desgaste da estrutura dental, portanto, não levam ao enfraquecimento do dente. Pelo contrário. Depois de cimentadas adesivamente, dentes e lentes são praticamente um corpo único, com uma resistência muito maior do que antes deste tipo de tratamento.

É necessário um protocolo todo especial na elaboração dos tratamentos com lentes de contato cerâmicas. Um correto diagnóstico dos casos, bem como as indicações corretas do procedimento são indispensáveis. Dentes desgastados, com má formação, espaços antiestéticos (diastemas) e desalinhados estão entre as principais indicações das lentes. É importante salientar que um sorriso desarmônico por variados motivos influencia negativamente em toda a estética da face.

Em um tratamento com as lentes de contato primeiramente são realizadas diversas tomadas fotográficas dos pacientes para análises estéticas de cada caso. Os sorrisos devem ser projetados de acordo com a personalidade e o rosto de cada pessoa. Sorrisos somente são bonitos quando existe total harmonia e equilíbrio entre dentes, gengiva, lábios e face dos indivíduos.

Após estas análises, um projeto do novo sorriso é  criado por meio de simulações digitais e enceramentos laboratoriais. Estes projetos são testados na boca para análise de ambos, dentista e paciente. Neste momento é possível verificar e debater a respeito do tamanho e forma dos dentes. O mais importante é que, nesta fase, todos os procedimentos ainda são reversíveis, podendo haver adequações necessárias. E o principal. Sem nenhum desgaste dentário. 

Esta etapa de prova ou “Test Drive” do novo sorriso se chama “Mock Up”. 

Experimentar o projeto na fase do “Mock Up” é fundamental para dar segurança e aumentar a confiabilidade entre dentista e paciente. Não pode haver imposições. Tudo deve ser decidido com muito diálogo. Muitas vezes o técnico em prótese dentária também participa ativamente do planejamento. Novamente um protocolo fotográfico é necessário para registrar esta simulação intraoral. 

Após avaliação e aprovação do projeto, pequenos desgastes dos dentes são realizados para uma adaptação perfeita das porcelanas. Estes preparos têm que ser muito lisos e regulares para que um material de moldagem à base de silicone de alta precisão possa copiar. Dependendo do caso, estes pequenos desgastes são quase que imperceptíveis, não necessitando de restaurações provisórias durante as etapas laboratoriais. Quando necessário, o paciente utiliza restaurações provisórias cuidadosamente preparadas enquanto aguarda a confecção das lâminas no laboratório. Este tempo não deve ser longo.

Os moldes são então encaminhados para laboratórios de prótese altamente especializados para a confecção das finas estruturas de porcelana. Existem vários tipos de porcelanas indicadas para a confecção de Lentes de Contato Cerâmicas. Uma das mais modernas e reforçadas é o sistema Emax, um tipo de cerâmica vítrea altamente estética e resistente.

Quando prontas, as lentes de contato são provadas e ajustadas em boca, se necessário. O dentista se encarrega então de escolher um cimento na cor adequada para fixá-las. A seguir, a estrutura dentária e a superfície interna das lentes recebem um tratamento especial para serem coladas adesivamente.




Dr. Sanzio Marques
Mestre em Dentística Restauradora
Especialista em Prótese e Implantes
Ministrador de cursos e palestras no Brasil e exterior
Autor de livros na área da Estética
Odontológica com resinas e cerâmicas


Fonte: Foco Magazine


DRA. KARINE QUINTÃO 

Dentista • Clínica Geral • Odontopediatria • Pacientes Especiais 

Trav. Dr. Brito, 91 (PROSAT), Guanhães-MG (33) 3421-1532 • 3421-2026

Nenhum comentário :

Postar um comentário