Dentista • Clínica Geral • Odontopediatria • Pacientes Especiais
Trav. Dr. Brito, 91 (PROSAT), Guanhães-MG (33) 3421-1532 • 3421-2026
Alguns dentes, tanto os decíduos (de leite) quanto os permanentes, possuem fóssulas/fissuras e sulcos ("ranhuras") onde penetram facilmente os alimentos, principalmente os pegajosos, ficando muitas vezes aderidos devido à dificuldade de serem removidos pelas cerdas das escovas de dentes.
Com o passar do tempo, estas ranhuras podem escurecer, manchar ou pigmentar, pela ação dos mais variados corantes dos alimentos, caracterizando os "sulcos pigmentados", gerando aos olhos dos pais e dos leigos, a impressão ou o aspecto de que o dente esteja com lesão de cárie.
Porém, nem todo sulco pigmentado significa que seja cárie, algumas vezes é somente pigmentação (selamento biológico). Contudo, pode ser ou ter lesão de cárie também, associada ou não às pigmentações!!!
Então, na dúvida, somente o dentista poderá ajudar, no caso das crianças, o ODONTOPEDIATRA.
Munidos de conhecimentos técnicos sobre o assunto e sobre as peculiaridades individuais de cada paciente, o Dentista ou o Odontopediatra estará apto a realizar o DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL de lesão cariosa ativa pigmentação, e assim escolher o melhor tratamento, seja ele acompanhamento, selante não-invasivo e até mesmo uma restauração tradicional, dependendo de cada caso.
Fonte: Odontopediatria Brasil
Manchas escurecidas encontradas tanto nos dentes decíduos (de leite) quanto nos permanentes, são frequentemente relacionadas ao uso de medicações que contêm ferro, utilização de cariostáticos (tratamento odontológico) e também relacionados ao fumo (no caso de adolescentes e adultos).
Mas, existe um tipo de mancha que altera a cor do esmalte dentário devido à produção e excreção de pigmento negro feito por bactérias cromogênicas ou cromógenas (Actinomyces e Prevotella melaninogênica), que é comumente confundido pelos pais com lesão de cárie.
Podemos observar as manchas escurecidas no esmalte dental como uma linha contínua fina próxima a gengiva (cervical) e/ou também em forma de pontos. Elas podem estar nas faces vestibular (de fora), lingual (lado de dentro dos dentes inferiores) ou palatina (lado de dentro dos dentes superiores).
Após as manchas já instaladas apenas a escovação em casa não é suficiente para removê-las. Sendo assim, é necessário que o Odontopediatra atue usando produtos/pastas específicas de uso profissional.
Essas manchas geralmente estão em mais de um membro da família, e podem voltar aos dentes com o tempo, por isso a higiene bucal precisa ser rigorosa.
Fonte: Odontopediatria Brasil