Alguns dentes, tanto os decíduos (de leite) quanto os permanentes, possuem fóssulas/fissuras e sulcos ("ranhuras") onde penetram facilmente os alimentos, principalmente os pegajosos, ficando muitas vezes aderidos devido à dificuldade de serem removidos pelas cerdas das escovas de dentes.
Com o passar do tempo, estas ranhuras podem escurecer, manchar ou pigmentar, pela ação dos mais variados corantes dos alimentos, caracterizando os "sulcos pigmentados", gerando aos olhos dos pais e dos leigos, a impressão ou o aspecto de que o dente esteja com lesão de cárie.
Porém, nem todo sulco pigmentado significa que seja cárie, algumas vezes é somente pigmentação (selamento biológico). Contudo, pode ser ou ter lesão de cárie também, associada ou não às pigmentações!!!
Então, na dúvida, somente o dentista poderá ajudar, no caso das crianças, o ODONTOPEDIATRA.
Munidos de conhecimentos técnicos sobre o assunto e sobre as peculiaridades individuais de cada paciente, o Dentista ou o Odontopediatra estará apto a realizar o DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL de lesão cariosa ativa pigmentação, e assim escolher o melhor tratamento, seja ele acompanhamento, selante não-invasivo e até mesmo uma restauração tradicional, dependendo de cada caso.
Fonte: Odontopediatria Brasil
Dentista • Clínica Geral • Odontopediatria • Pacientes Especiais
Trav. Dr. Brito, 91 (PROSAT), Guanhães-MG (33) 3421-1532 • 3421-2026
Nenhum comentário :
Postar um comentário