A importância da saliva na prevenção da saúde bucal


A saliva é um líquido claro, viscoso e alcalino (PH em torno de 7), que contém em sua composição principalmente água além de substâncias orgânicas e sais minerais.

Ela tem papel importante na mastigação dos alimentos, na gustação e na deglutição além de facilitar a digestão, umedecer e proteger a mucosa oral.

A saliva varia, de um paciente para outro. 

O fluxo salivar é importante para a limpeza da boca uma vez que remove restos alimentares e microorganismos patogênicos. Estes microorganismos contribuem para o surgimento de cáries dentais, infecções e doenças de gengiva.

A baixa produção de saliva pode ocorrer em diferentes circunstâncias tais como situações de stress, uso de determinados medicamentos como antidepressivos, antihipertensivos e antihistamínicos, além de alterações hormonais, alterações de glândulas salivares, entre outras doenças sistêmicas.

O ressecamento da boca também pode ser devido ao consumo de bebida alcoólica e/ou de enxaguatório com álcool, o fumo, o consumo de drogas, as alterações hormonais e a deficiência das vitaminas A e D.

O PH da saliva ajuda a neutralizar a acidez bucal. Os ácidos presentes na boca se originam da fermentação dos restos de alimentos pelas bactérias bucais. Eles amolecem o esmalte do dente e podem dessa forma iniciar um processo de cárie. Podemos então dizer que a saliva tem o papel de proteger os dentes contra a as cáries.



Dra. Karine Quintão 
Dentista • Clínica Geral • Odontopediatria • Pacientes Especiais 
Trav. Dr. Brito, 91 (PROSAT), Guanhães-MG (33) 3421-1532 • 3421-2026

Nenhum comentário :

Postar um comentário