Clareamento dentário: veja a resposta de profissionais às principais dúvidas sobre o tratamento




Onde estão as cores no dente?
Os dentes são formados por várias cores que se fundem promovendo uma imagem de aspecto único, este fenômeno é chamado de efeito policromático. As cores naturais dos dentes são brancos levemente amarelados, quase sempre mais claros nas partes cortantes e levemente mais escuros nas partes próximas as gengivas.


A camada responsável pela cor dos dentes é a dentina, localizada abaixo do esmalte (uma camada transparente do dente). Sempre que buscamos clarear um dente nossa maior preocupação esta em examinar a dentina e o esmalte através de um especialista para saber se poderão ser submetidos ao tratamento.


Consulte seu dentista sempre que tiver a intenção de tornar seu sorriso mais claro e harmônico esteticamente.


Por que os dentes mudam de cor?
As causas de alteração de cor podem estar presentes desde o período de formação do dente durante a gravidez. Este processo é chamado de alteração fetal e produz manchas que variam do branco fosco ao cinza azulado ou avermelhado. Isto pode acontecer por alterações nutricionais, uso excessivo do flúor, tratamentos com certos tipos de antibióticos (tetraciclinas), sarampo e alterações genéticas como anemias.


Já as alterações de cor do dente que acontecem após o nascimento têm forte relação com nossa dieta e hábitos que adquirimos ao consumir alimentos ricos em corantes alimentícios e substâncias ácidas como refrigerantes, café, chás e tabaco.


Cáries e restaurações metálicas muito extensas também podem mudar a coloração de um dente, e traumatismos dentários podem levar ao escurecimento dos dentes.


Quais são os tipos de clareamento existentes?
Hoje em dia existem os tratamentos para clareamento feitos em casa e os realizados no consultório, que podem ser com ou sem ativação por laser.


Qual a duração do tratamento?
O tratamento de clareamento feito no consultório não é demorado, podendo terminar em poucas sessões de acordo com o grau de escurecimento inicial dos dentes naturais. Se feito em casa, contará com um período maior de duração do tratamento, podendo ser semanas ou até mesmo meses.


Que cuidados devo ter antes e depois do tratamento?
Antes de clarear os seus dentes, é necessário estar com uma boa saúde oral, sem cáries, sem restaurações mal adaptadas e sem retração ou inflamação nas gengivas.
Durante e após, deve-se evitar alimentos e produtos ricos em pigmentos escuros como corantes alimentícios presentes em sucos artificiais, gomas de mascar, balas, vinhos tintos, chás, cafés e refrigerantes.


O clareamento também é eficiente nas minhas restaurações já existentes?
Não, o clareamento atua na estrutura dos dentes, não sobre restaurações. Quando o paciente possui restaurações estéticas, pode haver necessidade de substituí-las logo após o clareamento.


Depois de serem clareados, os dentes podem voltar a escurecer?
Sim, tanto pelo envelhecimento natural dos dentes como em consequência dos hábitos nocivos que o paciente possa ter.


As pastas e outros produtos que prometem clarear os dentes realmente funcionam?
Podem funcionar, mas apenas para diminuir levemente a ação de certos hábitos como o consumo de refrigerantes e café que podem levar ao escurecimento dos dentes. Além disso, seu efeito tem curta duração.


Nós dentistas nos preocupamos em dizer que estes produtos são de natureza âcosméticaâ e não tem impacto estético relevante que permita que o paciente sinta-se plenamente satisfeito.
 

Referencial teórico:
Autores: Matis BA, Cochran MA, Eckert G.Título  Review  of  the effectiveness of various tooth whitening systems. Revista: Oper Dent 2009;34:230-5.


Dra. Karine Quintão 
Dentista • Clínica Geral • Odontopediatria • Pacientes Especiais 
Trav. Dr. Brito, 91 (PROSAT), Guanhães-MG (33) 3421-1532 • 3421-2026

Nenhum comentário :

Postar um comentário