Não é só a estética ! Perda dos dentes afeta a digestão e a articulação da mandíbula



A falta de um ou vários dentes, além de gerar problemas estéticos, pode provocar outras alterações da saúde, como distúrbios na digestão e na articulação da mandíbula, afirmam especialistas. Um adulto saudável tem 32 dentes, e todos (exceto os quatro sisos) têm importância fundamental no funcionamento do organismo.

"A principal função dos dentes é a mastigação. Os incisivos(dentes da frente) servem para cortar os alimentos, o caninos rasgam e os pré-molares e molares(dentes posteriores) trituram a comida. A cavidade bucal como um todo é extremamente importante para o sistema digestivo e respiratório", explica a dentista Inger Campos Tuñas, doutora em Dentística pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP).

Quando a mastigação não é feita adequadamente, os alimentos chegam maiores ao estômago, dificultando a digestão e a absorção dos nutrientes. A perda dentária também afeta a articulação da mandíbula, podendo provocar estalos ao abrir e fechar a boca.

Quando um dente é perdido, os dentes ao lado tendem a se movimentar, gerando um mal posicionamento da mordida, o que em muitos casos tem reflexos na articulação. Esse movimento também pode expor partes sensíveis do dente, provocando dor.

Para a reposição de dentes perdidos, além das técnicas convencionais de próteses fixas e removíveis, há a opção dos implantes.


Dra. Karine Quintão
Dentista • Clínica Geral • Odontopediatria • Pacientes Especiais 
Trav. Dr. Brito, 91 (PROSAT), Guanhães-MG (33) 3421-1532 • 3421-2026

Nenhum comentário :

Postar um comentário