Quando o assunto é higiene bucal, engana-se quem pensa que a necessidade de cuidados especiais só chega junto com os primeiros dentes. A cirurgiã-dentista Sonia Pineda Vicente, presidente da Câmara Técnica de Odontopediatria do Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), explica que, antes mesmo dos primeiros dentes surgirem, cuidados com higiene e alimentação se tornam presentes na rotina diária de mães e filhos.
- O que algumas pessoas ainda não sabem é que antes dos primeiros dentes surgirem na cavidade bucal, existem medidas de prevenção que precisam ser seguidas. As gestantes não devem dispensar o acompanhamento odontológico durante a gravidez. É importante lembrar que algumas infecções bucais podem, até mesmo, ocasionar complicações obstétricas.
Segundo a especialista, além de evitar complicações, o acompanhamento odontológico nesta fase ajuda as mulheres, futuras mamães, a esclarecer dúvidas a respeito da própria saúde e da saúde bucal do futuro bebê. A especialista alerta que as visitas regulares a um odontopediatra são fundamentais para a saúde bucal infantil, reduzindo a incidência de lesões de cárie e auxiliando os pais a entenderem o desenvolvimento bucal da criança.
- O acompanhamento odontológico na infância é importante não só para que se estabeleça uma rotina de cuidados com a saúde bucal, mas para que a mãe também possa sanar dúvidas a respeito do crescimento e desenvolvimento das arcadas, da face, características bucais do recém-nascido, erupção dos dentes decíduos, dúvidas com relação à alimentação, tipos de alimentos e cuidados com a higiene bucal, como tipo de escova de acordo com a faixa etária, creme e fio dental.
Fonte: R7
Dra. Karine Quintão
Dentista • Clínica Geral • Odontopediatria • Pacientes Especiais Trav. Dr. Brito, 91 (PROSAT), Guanhães-MG (33) 3421-1532 • 3421-2026
Nenhum comentário :
Postar um comentário